GIULIETTO CHIESA

WWIII

CROATIAN  ENGLISH   ESPAÑOL  GREEK  NEDERLANDS  POLSKI  PORTUGUÊS EU   PORTUGUÊS BR  ROMANIAN  РУССКИЙ

What part will your country play in World War III?

By Larry Romanoff, May 27, 2021

 

The true origins of the two World Wars have been deleted from all our history books and replaced with mythology. Neither War was started (or desired) by Germany, but both at the instigation of a group of European Zionist Jews with the stated intent of the total destruction of Germany. The documentation is overwhelming and the evidence undeniable. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11)

         Read More

BRUTALITY

BRUTALITY IN ACTION

AND NO ONE REACTS AGAINST AND OPPOSES IT!!!....

BRUTALIDADE EM ACÇÃO

E NINGUÉM REAJE CONTRA ELA E SE OPÕE!!!...

https://twitter.com/backtolife_2023/status/1589485984361873408?s=20&t=7vdffgzpUFi2yeU4FxCHng

 



FREE JULIAN ASSANGE

Wednesday, February 28, 2018

PT -- GUERRA NUCLEAR: 4.2 Golfo: A primeira guerra depois da Guerra Fria



MANLIO DINUCCI

GUERRA NUCLEAR -- O PRIMEIRO DIA

De Hiroshima até hoje:
Quem e como nos conduzem à catástrofe

ÍNDICE


4.2  Golfo: A primeira guerra depois da Guerra Fria

O Iraque de Saddam Hussein que, invadindo o Iraque em 2 de Agosto de 1990 dá um motivo aos Estados Unidos para pôrem em prática a nova estratégia «exactamente no momento» em que é lançada, é o mesmo Iraque que, até há pouco, era apoiado pelos Estados Unidos. Nos anos oitenta, os EUA tinham-no ajudado na guerra contra o Irão de Khomeini, naquele momento, o «inimigo número um» para os interesses dos Estados Unidos na região do Médio Oriente. O Pentágono não só forneceu armamento ao Iraque (entre outros, helicópteros militares, usados em 1988 para atacar os curdos com armas químicas) mas, secretamente, encarregou mais de 60 funcionários do DIA (Defense Intelligence Agency)de ajudar o comando iraquiano, fornecendo-lhe fotos de satélites sobre a distribuição das forças iranianas, planos tácticos para as batalhas e indicações dos objectivos a atingir nos ataques aéreos. Sob as instruções de Washington, também o Kuwait ajudou o Iraque de vários modos, fornecendo-lhes fotos de satélites sobre a distribuição das forças iranianas, planos tácticos para as batalhas e a indicação dos objectivos a atingir nos ataques aéreos. Sob instruções de Washington, o Kuwait ajudou mesmo o Iraque de várias maneiras, fornecendo-lhe empréstimos avultados para a aquisição de armamentos.

Mas, uma vez terminada a guerra contra ou Irão, em 1988, Estados Unidos começaram a temer que o Iraque, graças, também, à ajuda soviética, adquirisse um papel dominante na região. Recorrem, de novo, à antiga, mas sempre actual política de «divide et impera». A atitude do Kuwait também muda, de acordo, pois exige o reembolso imediato da dívida contraída por Bagadad e, explorando o campo Rumaila que se estende nos dois territórios, eleva a sua produção de petróleo acima da cota estabelecida pela OPEP. Deste modo, provoca uma queda de preço do petróleo bruto que prejudica, sobretudo, o Iraque, saído da guerra com um enorme e custoso equipamento militar e um débito externo de mais de 70 biliões de dólares, 40 dos quais ao Kuwait, Arábia Saudita e outras monarquias do Golfo. Neste ponto, Saddam Hussein decide fugir do impasse «tornando a anexar» o território do Kuwait que, fundamentado nas fronteiras traçadas em 1922 pelo pro-cônsul britânico, Sir Percy Cox, bloqueia o acesso do Iraque ao Golfo.

Quando o Iraque se prepara para invadir o Kuwait, os EUA (que conhecem detalhadamente o plano) fazem crer a Baghdad que querem ficar fora do litígio. Em 19 de Julho de 1990, enquanto 100.000 soldados iraquianos estão já reunidos nas fronteiras com o Kuwait, Washington aconselha o governo kuwaitiano a cancelar o estado de alerta das suas forças armadas. Em 25 de Julho, quando os satélites militares americanos mostram que, agora, a invasão já está iminente, a Embaixatriz americana, April Glasbie, encontra-se com Saddam Hussein, ao qual assegura ter recebido, directamente do Presidente dos Estados Unidos, instruções de procurar melhores relações com o Iraque. Além do mais, especifica que os Estados Unidos não têm nenhuma opinião sobre os conflitos inter-árabes, como a disputa de fronteira entre o Iraque e o Kuwait. Uma semana depois, no dia 1 de Agosto de 1990, Saddam Hussein ordena a invasão, cometendo um colossal erro de cálculo político.

Os Estados Unidos rotulam o antigo aliado como inimigo número um e, formada uma coligação internacional, enviam para o Golfo uma força de 750.000 homens, dos quais 70% são americanos, sob as ordens do General Norman Schwarzkopf, Comandante do U.S. Central Command (o Comando Central Americano, responsável pelas operações no Médio Oriente).

Faz parte da distribuição militar – surgirá mais tarde, em documentos desclassificados – o porta aviões USS America  com a sua divisão de armas nucleares (W Division), dotada de bombas B61 e bombas de profundidade B 57.

Em 17 de Janeiro de 1991 tem início a operação «Tempestade do Deserto». Acaba de ser lançada contra o Iraque aquela que é definida como a mais intensa campanha de bombardeamento da História»: em 43 dias, a aviação americana e a aliada efectuam, com 2.800 aviões, mais de 110.000 saídas, lançando 250.000 bombas, entre as quais as bombas de fragmentação que lançam totalmente, mais de 10 milhões de sub-munições. Em 23 de Fevereiro, as tropa da coligação, compreendendo 520.00 soldados, lançam a ofensiva terrestre que, depois de cem horas de carnificina, termina em 28 de Fevereiro com um «cessar-fogo temporário», proclamado pelo Presidente Bush.

Ninguém sabe com exactidão quantos são os mortos iraquianos na guerra de 1991: segundo uma estimativa, cerca de 300.000. entre militares e civis, seguramente muitos mais. O Wall Street Journal relata que «as forças terrestres aliadas, enquanto avançavam, usavam bulldozers para enterrar milhares de inimigos mortos nas trincheiras». Numa entrevista, o Coronel Anthony Moreno e outros militares americanos confirmam que milhares de soldados  iraquianos são sepultados vivos nas trincheiras com tanques, transformados em bulldozers, aplicando na parte dianteira grandes lâminas dentadas: «Colocando os nossos veículos sobre as trincheiras, era possível cobrir, em poucas horas, milhares e milhares de valas. Os iraquianos não tinham salvação: se fugiam das trincheiras, eram varridos pelo fogo dos blindados que avançavam, se ficavam dentro das trincheiras, eram sepultados pelos tanques-bulldozers. No fim do ataque, das trincheiras cobertas, brotavam braços e pernas dos iraquianos sepultados vivos».
Quantos foram os iraquianos sepultados, já mortos ou ainda vivos, permanece um segredo guardado nos arquivos do Pentágono. Ou melhor, ninguém se preocupou em contá-los. Pelo contrário, contam-se meticulosamente as perdas da coligação na operação «Tempestade do Deserto»: 148 soldados americanos mortos em combate e 138 em situações de não combate, mais 91 aliados. O Pentágono sublinha, em tons triunfantes, que nunca, num campo de batalha, um exército infligiu ao inimigo tão grandes perdas, pagando um tão baixo preço de vidas.

A guerra do Golfo de 1991 distingue-se das outras, combatidas pelos Estados Unidos, no período seguinte ao segundo conflito mundial. É a primeira guerra em vasta escala que Washington não motiva com a necessidade de conter a ameaçadora avançada do comunismo, justificação que esteve na base de todas as intervenções americanas precedentes, no «terceiro mundo», desde a guerra da Coreia à do Vietnam, da invasão de Grenada à operação contra a Nicarágua. É a primeira guerra depois da guerra fria, através da qual os Estados Unidos não só reforçam a sua presença militar e influência política na área estratégica do Golfo onde se encontra a maior parte das reservas petrolíferas do mundo, mas – como explica Colin Powel – colocam em prática e confirmam a nova estratégia, exactamente  no momento, em que a mesma é lançada.

A seguir:
4.3  As armas de urânio empobrecido 

                                                                                                                      Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

Manifestações

2007 Speech

UKRAINE ON FIRE

Discurso do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã do dia 24 de Fevereiro de 2022

Discurso do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, Tradução em português




Presidente da Rússia, Vladimir Putin: Cidadãos da Rússia, Amigos,

Considero ser necessário falar hoje, de novo, sobre os trágicos acontecimentos em Donbass e sobre os aspectos mais importantes de garantir a segurança da Rússia.

Começarei com o que disse no meu discurso de 21 de Fevereiro de 2022. Falei sobre as nossas maiores responsabilidades e preocupações e sobre as ameaças fundamentais que os irresponsáveis políticos ocidentais criaram à Rússia de forma continuada, com rudeza e sem cerimónias, de ano para ano. Refiro-me à expansão da NATO para Leste, que está a aproximar cada vez mais as suas infraestruturas militares da fronteira russa.

É um facto que, durante os últimos 30 anos, temos tentado pacientemente chegar a um acordo com os principais países NATO, relativamente aos princípios de uma segurança igual e indivisível, na Europa. Em resposta às nossas propostas, enfrentámos invariavelmente, ou engano cínico e mentiras, ou tentativas de pressão e de chantagem, enquanto a aliança do Atlântico Norte continuou a expandir-se, apesar dos nossos protestos e preocupações. A sua máquina militar está em movimento e, como disse, aproxima-se da nossa fronteira.

Porque é que isto está a acontecer? De onde veio esta forma insolente de falar que atinge o máximo do seu excepcionalismo, infalibilidade e permissividade? Qual é a explicação para esta atitude de desprezo e desdém pelos nossos interesses e exigências absolutamente legítimas?

Read more

ARRIVING IN CHINA

Ver a imagem de origem

APPEAL


APPEAL TO THE LEADERS OF THE NINE NUCLEAR WEAPONS' STATES

(China, France, India, Israel, North Korea, Pakistan, Russia, the United Kingdom and the United States)

中文 DEUTSCH ENGLISH FRANÇAIS ITALIAN PORTUGUESE RUSSIAN SPANISH ROMÂNA

manlio + maria

MOON OF SHANGHAI site

LR on CORONAVIRUS

LARRY ROMANOFF on CORONAVIRUS

Read more at Moon of Shanghai

World Intellectual Property Day (or Happy Birthday WIPO) - Spruson ...


Moon of Shanghai

L Romanoff

Larry Romanoff,

contributing author

to Cynthia McKinney's new COVID-19 anthology

'When China Sneezes'

When China Sneezes: From the Coronavirus Lockdown to the Global Politico-Economic Crisis

manlio

James Bacque

BYOBLU

irmãos de armas


Subtitled in PT, RO, SP

Click upon CC and choose your language.


manlio

VP




Before the Presidential Address to the Federal Assembly.



The President of Russia delivered
the Address to the Federal Assembly. The ceremony took
place at the Manezh Central Exhibition Hall.


January
15, 2020


vp

President of Russia Vladimir Putin:

Address to the Nation

Address to the Nation.

READ HERE


brics


Imagem

PT -- VLADIMIR PUTIN na Sessão plenária do Fórum Económico Oriental

Excertos da transcrição da sessão plenária do Fórum Económico Oriental

THE PUTIN INTERVIEWS


The Putin Interviews
by Oliver Stone (
FULL VIDEOS) EN/RU/SP/FR/IT/CH


http://tributetoapresident.blogspot.com/2018/07/the-putin-interviews-by-oliver-stone.html




TRIBUTE TO A PRESIDENT


NA PRMEIRA PESSOA

Um auto retrato surpreendentemente sincero do Presidente da Rússia, Vladimir Putin

CONTEÚDO

Prefácio

Personagens Principais em 'Na Primeira Pessoa'

Parte Um: O Filho

Parte Dois: O Estudante

Parte Três: O Estudante Universitário

Parte Quatro: O Jovem especialista

Parte Cinco: O Espia

Parte Seis: O Democrata

Parte Sete: O Burocrata

Parte Oito: O Homem de Família

Parte Nove: O Político

Apêndice: A Rússia na Viragem do Milénio


contaminação nos Açores



Subtitled in EN/PT

Click upon the small wheel at the right side of the video and choose your language.


convegno firenze 2019